Ninguém me ensinou na escola

Aprendemos matemática, língua portuguesa, física, química, biologia…. Mas não há uma matéria sobre relações humanas na escola.

Alguém que ensine a ter bom coração, a acolher o coleguinha diferente, a dar uma maneirada quando a professora apresenta sinais de cansaço. Trollar virou moda, não importa quão abaladas sejam as emoções da vítima, desde que rendam likes nas redes sociais. Não ensinam na escola que o bullying gera baixa autoestima no outro. Falam do perigo das drogas, mas não da depressão. Ensinam fórmulas diversas, menos a ser feliz com as coisas simples.

É que isso é papel da família. Alimentar o emocional da criança, ensinar a ter empatia com a dificuldade dos colegas, importar-se com a dor alheia e principalmente: Ouvir, ajudar, amparar. Caminhar junto.

Muita gente ensina seus filhos a serem vencedores, competitivos, a conquistar seu lugar no mundo a qualquer preço e o resultado são os adultos cansados, exaustos, estressados e frustrados!

Nem só de bom emprego vive o homem, mas também de férias. Estabilidade financeira é boa, mas estabilidade emocional é ainda melhor.

Você pode gostar

2 Comments

  1. Relacionamento abusivo: Amor não pode rimar com dor - Anota, vai que esquece?

    […] abusivo nunca pode ser tolerado. Nunca. Porém, às vezes, por amor, justificamos certas atitudes do outro: – Ele estava alcoolizado, mas quando não bebe, é um homem bom. – Ele é […]

  2. O poder destruidor da grosseria - Anota, vai que esquece?

    […] é importante buscar uma comunicação respeitosa, tanto para o nosso próprio bem-estar quanto para o bem-estar dos outros. Não seja a pessoa que […]

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.