Máscaras sociais: Quando o sorriso é usado para esconder a tristeza

máscaras sociais

Vamos falar sobre máscaras sociais?

A tristeza tem feito parte da vida da gente nestes tempos desafiantes e de perdas irreparáveis: De pessoas queridas, saúde, finanças, assim como da estabilidade emocional.

Então, o uso das máscaras sociais, que são os papéis (ou personagens) que adotamos em diferentes âmbitos de convivência, são cada dia mais utilizadas para maquiar os nossos verdadeiros sentimentos. Pessoas que estão mergulhadas em tristeza mascaram seus sintomas, ou seja, se escondem atrás de um sorriso para convencer que são felizes.

Segundo pesquisas, a frase “sorrindo por fora e chorando por dentro” foi replicada mais de um milhão de vezes nas redes sociais só este ano. De fato, disfarçar a tristeza tem sido lugar comum, quando o ideal seria compreendê-la.

A tristeza e a depressão sorridente

Embora não seja considerado um diagnóstico, a depressão persistente mas sem tristeza profunda aparente, é chamada de depressão sorridente. Ela desmistifica igualmente a ideia de que triste é quem chora, mas podemos conhecer até humoristas que lutam há anos contra a depressão.

Logo, nem sempre a pessoa com depressão tem crises inexplicáveis ​​de choro ou fica prostrada em casa.  Da mesma forma nas redes sociais, onde a maioria dos perfis são máscaras de pessoas felizes e realizadas.

Sinais

É importante compreender, primeiramente, que não é saudável esconder a dor.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que quase 265 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão crônica. Mesmo aqueles que se esforçam para parecer bem também podem revelar muitos sintomas clássicos de depressão, incluindo profunda tristeza, baixa autoestima e desistências em suas vidas diárias.

Igualmente, outros sinais significativos de que algo está errado são as mudanças de hábitos, fadiga e perda de interesse por coisas que antes importavam.

Além disso, alterações extremas de apetite, desde a compulsão alimentar, até perda total de apetite. Alterações de peso são comuns em qualquer tipo de depressão.

Alterações no sono: algumas pessoas lutam para sair da cama quando estão deprimidas porque querem dormir o tempo todo. Em contrapartida, outras não conseguem dormir e podem relatar insônia ou apresentar grandes mudanças em seus hábitos de sono, como ficar acordados de noite e dormir durante o dia.

Sentimentos de desesperança: culpa, inutilidade e sentimentos de que não vai melhorar são comuns.

Perda de interesse nas atividades : Indivíduos com depressão sorridente podem perder repentinamente o interesse ​​nas atividades de que geralmente gostam.

Apesar desses sinais e sintomas, é provável que os indivíduos com depressão sorridente ainda pareçam ter um bom funcionamento. Eles podem manter um emprego estável e continuar a manter uma vida social ativa. Enfim, eles podem até parecer alegres e otimistas. Portanto, é importante falar sobre as questões de saúde mental de forma aberta. Isso pode dar-lhes coragem para falar sobre seus sentimentos.

Por que as pessoas escondem a depressão?

Não é incomum que as pessoas mantenham a depressão em segredo. De querer proteger sua privacidade a temer o julgamento de outras pessoas, existem muitas razões pessoais e profissionais pelas quais as pessoas escondem seus sintomas de depressão. Aqui está uma visão mais detalhada de por que as pessoas mantêm a depressão em segredo.

  • Medo de sobrecarregar os outros; Depressão e culpa tendem a andar de mãos dadas. Muitas pessoas não querem sobrecarregar ninguém com suas lutas. Esse fato pode ser especialmente verdadeiro para pessoas que estão acostumadas a cuidar dos outros em vez de deixar que outros cuidem delas. Então não sabem como pedir ajuda e guardam suas lutas para si mesmos.
  • Embaraço:  Algumas pessoas acreditam que a depressão é uma falha de caráter ou um sinal de fraqueza. Até mesmo a religião pode causar esta sensação. Eles podem até acreditar na mentira de que deveriam ser capazes de “sair dessa”. Quando não conseguem, pensam que há algo errado com eles e devem lidar com isso sozinhos.
  • Culpa: Este sentimento é a âncora da alma. Enquanto sentimos culpa, não conseguimos avançar em nada, já que a sensação de indignidade nos paralisa. A culpa faz pensar ” eu tenho uma vida boa e não deveria me sentir mal”.
  • Negação: A depressão sorridente pode resultar da negação de uma pessoa de que se sente deprimida. Eles podem pensar que, enquanto estiverem sorrindo, não devem ter depressão. Muitas pessoas não conseguem admitir que possa haver algo errado com elas. É mais fácil para eles fingir que estão bem do que se abrir sobre como realmente se sentem.
  • Medo de retrocesso: Às vezes, as pessoas se preocupam com as ramificações pessoais e profissionais de ter depressão. Por exemplo, um profissional que teme que seu empregador duvide de sua capacidade de fazer seu trabalho. Ou alguém pode se preocupar com a possibilidade de um parceiro deixá-lo se ele revelar que tem depressão. Portanto, em vez de correr o risco do julgamento, eles se escondem atrás de um sorriso.

Tratamento para depressão sorridente

Alguém com depressão sorridente pode ser oficialmente diagnosticado com depressão com características atípicas. Por exemplo, parecer feliz não é típico de alguém que se sente deprimido.

Mas, assim como outros tipos de depressão, a depressão sorridente é tratável. O tratamento pode incluir medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios. Livre-se das máscaras sociais: Procure um psicólogo, coloque para fora tudo o que sente. Ele vai te ajudar e orientar a buscar um psiquiatra, se necessário. Não se negligencie!

Você pode gostar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.