Pais narcisistas geram filhos sem iniciativa

pais narcisistas

 Filhos sem iniciativa, assim como com baixa autoestima, podem ter pais narcisistas, segundo especialistas. O Transtorno de Personalidade Narcisista é um dos dez distúrbios de personalidade descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, um guia psiquiátrico de referência.

Os chamados narcisistas tendem a apresentar um senso inflado de autoestima e baseiam sua identidade no elogio e aprovação de outras pessoas. Desenvolvem, da mesma forma, um relacionamento abusivo em relação ao(s) filho(s).

“Minha personalidade foi sistematicamente abalada por anos de convivência”, conta jovem que identificou-se apenas como Maria.

Ela descobriu também, durante sessões de terapia com psicólogos, que sua mãe era narcisista. “Ela sempre me criticou. Meu copo sempre foi meio vazio. Então, nada do que eu tenha feito ou sido em nossos anos de convívio, foi bom o suficiente”, lamenta.

O narcisismo e a desistência

Maria sempre gostou de estudar, porém começou e desistiu de três faculdades. Sua maior luta era terminar um projeto, não ser vencida por um desafio. Ela explica que qualquer detalhe que saísse errado, era suficiente para que abandonasse um emprego, curso e até relacionamentos. “Eu me sentia incapaz e minha autoestima sempre foi baixa”.

“Lutei muitos anos para provar meu valor para mim mesma enquanto ela vivia para questionar, invalidar, desvalorizar e a descartar os meus talentos e conquistas. E sempre esteve envolvida nos maiores dramas que passei, como antagonista”. E completa: “Mesmo quando algo era sobre mim, ela atraia os holofotes para ela”.

Como identificar um narcisista?

O humor da mãe oscilava, segundo Maria, tendo períodos de altos e baixos com grande frequência.
“Ela só me tratava bem quando precisava de algo meu ou da minha presença para mostrar aos outros que nosso relacionamento era bom”.

Minha mãe era capaz de me tratar bem na frente de terceiros e me ignorar completamente minutos depois. Em resumo, não podia contar com apoio emocional, afetivo, psicológico ou financeiro. Ou se ela fazia algo, contava para todo mundo, como um grande feito”.

“Para ela, é muito mais importante parecer feliz o tempo todo do que se sentir bem”, explica. “Ela faz tudo para emanar uma imagem de perfeição, ainda que esteja dominada por sentimentos negativos intensos, como a inveja, a insatisfação, a insegurança e a raiva”.

Como saber se meus pais são narcisistas?

Como identificar pais narcisistas (Imagem: Inzmam Kham)

Como identificar pais narcisistas (Imagem: Inzmam Kham)

1 – O filho não tem direito de opinião em casa

Somente os pais podem decidir o que assistir na TV, o que pedir no delivery de comida, assim como passeios familiares. A opinião dos filhos não terá valor, não importa sua idade. Até mesmo suas necessidades básicas serão negligenciadas e qualquer tentativa de pedir algo, ignorada ou recebida com rispidez.

2 – Sua autoestima baseia-se no feedback do narcisista

Por não ter reconhecimento de seu valor por parte de seus pais, o filho cresce acreditando que precisará fazer algo grande para ser visto. Busca feedbacks positivos dos pais o tempo todo.

Pode adotar comportamentos como trabalhar excessivamente, porque seu desempenho é a única maneira pela qual aprendeu a se definir como pessoa.

Dessa forma, o filho de um narcisista é uma pessoa carente de elogios e admiração. Fará de tudo para chamar a atenção para si, apoiando-se nos estudos ou relacionamentos, mas de forma compulsiva.

3 – Você tem dúvidas sobre seus sonhos, gostos pessoais e metas

Pais narcisistas tendem a sabotar talentos e gosto dos filhos em detrimento aos seus desejos. Filho que tem que seguir carreira imposta pelos pais, bem como trabalhar para eles em áreas que não tenham aptidão alguma.

Filhos de narcisistas precisam de ajuda profissional (Imagem: Cotton Bro)

Filhos de narcisistas precisam de ajuda profissional (Imagem: Cotton Bro)

Procure ajuda profissional

O psicólogo Craig Malkin, autor do livro Rethinking Narcissism: The Bad — And Surprising Good — About Feeling Special (Repensando o Narcisismo: O Lado Ruim — e Surpreendentemente Bom— de Se Sentir Especial), detalha os sinais de pais narcisistas, e agora, o que adultos que foram criados por eles devem fazer para romper o ciclo de decisões destrutivas.

Ninguém deve tolerar abuso emocional ou físico, e sobretudo, se os pais não podem reconhecer o fato de que há um problema, a coisa mais segura para um adulto é limitar sua exposição a relacionamentos tóxicos, especialmente se os pais pensam que não têm nada por que se desculpar.

“[Pais] abusivos são 100% responsáveis por seus abusos, e apenas eles podem eliminá-los”, conclui Malkin. “Até que façam isso, as interações não serão seguras.”

(Originalmente escrito para https://revistasaudeebemestar.com.br/noticias/saude/filhos-sem-iniciativa-e-com-baixa-autoestima-pais-narcisistas )

 

Você pode gostar

One Comment

  1. O que é narcisismo perverso materno? Como saber se sou vítima? - Anota, vai que esquece?

    […] 1. Criticismo constante: A mãe narcisista perversa pode desvalorizar seus filhos, criticando-os severamente por qualquer falha ou erro, diminuindo sua autoestima e autoconfiança. […]

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.