Mães narcisistas perversas: um relacionamento perigoso
Mães narcisistas perversas: entenda o que é o Transtorno de Personalidade Narcisista e como prejudicam a autoestima dos filhos.
Pessoas normais possuem um nível razoável de narcisismo, necessário para garantir o mínimo de autoestima e amor-próprio. Não é prejudicial, já que não interfere negativamente no bem-estar psicológico e emocional do indivíduo, tampouco com a qualidade de seus relacionamentos.
Como identificar uma mãe narcisista?
-
Abuso
Por acreditar que o título de “Mãe” lhe confere imunidade e direitos especiais, a mãe narcisista abusa da filha psicológica, verbal e emocionalmente para se vangloriar, pois é incapaz de amar e aceitar a si mesma. A filha de mãe narcisista por ser naturalmente dependente da aprovação e do amor da mãe representa a vítima ideal para servir aos interesses narcisistas.
A mãe narcisista manipula a filha por meio do amor incondicional desta e a adestra a acreditar em sua suposta inferioridade, assim como na suposta responsabilidade vitalícia pelo seu bem-estar, seja emocional, psicológico ou financeiro, independente da maneira como é tratada.
-
Dona da verdade
Tudo que a mãe narcisista alega a respeito de si mesma, dos outros e do mundo defende como verdade inquestionável. Mesmo quando expressa ideias infantis e incoerentes, é inflexível na interpretação que confere a sua mensagem, não permitindo que suas afirmações sejam contestadas e tampouco refutadas.
Argumentar com a mãe narcisista transforma-se em uma tarefa inócua, pois ela não reconhece erros de julgamento ou discrepâncias em seu próprio discurso.
“A verdade não se baseia em dados racionais ou objetivos, mas oscila de acordo com o desejo da mãe narcisista”, explica Michele Engelke.
-
Zero empatia
Narcisistas são incapazes de se identificar com o sofrimento alheio de forma genuína e consistente com as necessidades dos outros.
Como são egoístas e egocêntricos(as), recusam-se a reconhecer quando alguém precisa de ajuda ou apoio emocional.
A mãe narcisista constantemente ignora a dor de seus filhos, enquanto insiste que se dediquem incondicionalmente a atender suas próprias carências. Narcisista só reconhece a validade de seus próprios sentimentos.
-
Perfeccionismo
Tudo o que o(a) narcisista faz é a reprodução mais acurada dos parâmetros mais altos de excelência. Ao contrário do que acredita, sua atitude perfeccionista não comunica um talento nato, mas uma insegurança profunda.
O perfeccionismo da mãe narcisista é desgastante, fazendo todos ao seu redor se sentirem pequenos e desvalorizados.
Não costuma sequer cumprir o que promete: o que o(a) narcisista diz não se escreve. Como é manipulador(a), egoísta e desonesto(a), diz o que os outros querem ouvir somente com o intuito de se preservar.
Porque uma mãe se torna narcisista?
Problemas de identidade: como o narcisista tem uma essência quebrada, é inautêntico em tudo o que diz respeito a si. Por possuir um senso de identidade defeituoso, está sempre atrás de estímulos externos para compensar pela falta de conteúdo.
Como seu “amor-próprio” é inteiramente suscetível, só consegue se aceitar quando aceita pelos outros, quando atinge sucesso total em tudo o que faz ou se destaca de alguma maneira.
Como é a família da mãe narcisista?
Famílias disfuncionais: narcisistas comumente provêm de famílias disfuncionais. A família criada pelo narcisista, invariavelmente, acaba se tornando uma. É praticamente impossível manter uma vida harmoniosa em família sob a influência direta de uma matriarca narcisista.
Visto que manipula todos a sua volta para servir aos seus próprios interesses, a união entre os membros da família acaba ficando comprometida. A mãe narcisista usa de leilão emocional para favorecer o(a) filho(a) “do momento”, ou seja, aquele(a) que está mais disposto a corresponder as suas vontades e exigências descabidas sem grande protesto, estimulando o desentendimento entre irmãos(ãs) de forma sutil, insincera e amoral.
Provoca discussões e brigas: por estar constantemente insatisfeita, seja consigo mesma, com o que faz ou com os outros, a mãe narcisista está sempre provocando desentendimentos desnecessários para aliviar seu turbilhão emocional interno.
Por ser incapaz de se centrar emocionalmente, lida com a raiva, por exemplo, descontando-a nos outros. Raramente opta pelo diálogo e o entendimento, mas mantém uma atitude intransigente e inflexível, propensa a perpetuar a discórdia e a desavença.
Como é intolerante e não aceita erros, está sempre à procura de bodes expiatórios para carregar o ônus de suas falhas.
Mesmo quando arruinando relacionamentos por meio de sua atitude antagônica e intransigente, ou com seus humores insuportáveis e exigências descabidas, a mãe narcisista nunca admite causar mal algum a quem quer que seja.
Se sua família é disfuncional e seus relacionamentos marcados pelo abuso, brigas e desentendimentos, ela afirma que “certamente” não é por causa da influência maligna e egoísta dela.
Monopoliza recursos financeiros: a mãe narcisista, ao lidar com bens que não pertençam exclusivamente a si, como os correspondentes à família, age como se fossem somente seus, recusando acesso ou participação nas decisões referentes a gastos e investimentos e, muitas vezes, apropriando-se totalmente dos recursos disponíveis.
Por ter zero empatia, no entanto, reage de forma blasé diante da agonia alheia. A discrepância é tão gritante, que como filha de mãe narcisista a pessoa questiona a própria sanidade mental e o mérito de sua miséria pessoal, como se não fosse digna de seus próprios sentimentos.
É incongruente: a ética, a moral e os valores do(a) narcisista são alardeados fervorosamente através de frases de impacto e comentários repletos de indignação àqueles que não os respeitam. Na prática, contanto, sua atitude é inconsistente, frequentemente divergindo ou descordando completamente de seus argumentos ou dos princípios que alega manter.
É egoísta: tudo o que é da mãe narcisista é para uso exclusivo seu. Mesmo que tenha o hábito de abusar das posses assim como da boa vontade dos outros, não compartilha de nada, principalmente dinheiro.
A mãe narcisista nunca empresta ou dá dinheiro a ninguém, nem mesmo a parente próximo, parceiro amoroso ou amigo. Também sempre tem uma desculpa ou justificativa na ponta de sua língua para se esquivar de ter de ajudar os outros, seja essa ajuda de natureza física, psicológica, emocional ou monetária, enquanto desfruta do apoio e dedicação daqueles que ainda se encontram sob sua influência.
Lavagem cerebral: o que se recebe de uma mãe narcisista não é educação, mas uma lavagem cerebral. A mãe narcisista convence durante anos de persuasão e adestramento daqueles que se submetem – voluntariamente ou não – a seu controle e influência.
Condiciona seus filhos(as) e parceiros amorosos a acreditarem em suas mentiras e no suposto mérito de seu comportamento abusivo com tanta persistência e determinação que, mesmo depois de morta ou de ser cortada de suas vidas, suas palavras continuam a reverberar nos ouvidos de suas vítimas.
Não respeita limites pessoais: a mãe narcisista não registra o “não”. Está sempre ignorando a vontade dos outros ou os compelindo a seguir o que ela deseja. Recusa-se a reconhecer os direitos dos outros, como se nada fosse mais importante do que seus próprios problemas, planos e desejos.
Mente descaradamente: para que consiga se manter como o centro das atenções e fazer somente o que quer, o(a) narcisista mente, sem vergonha nenhuma. A mãe narcisista usa da mentira principalmente para perpetuar o abuso emocional e psicológico.
Sabota a felicidade alheia: a mãe narcisista vive minando o entusiasmo e alegria dos outros, pois não tolera não ser o centro das atenções.
Como é invejosa, também não atura ver a alegria e o entusiasmo da filha pela vida quando nunca está satisfeita com quem é e com o que tem.
Por ser dissimulada e possuir dotes artísticos de primeira qualidade, se ignorada, coloca a máscara de mãe-coitada e usa de todos os recursos disponíveis para denegrir a imagem dos filhos.
Protegida pela instituição “Mãe” e com a ajuda de chavões do tipo “Eu fiz o melhor que eu pude”, projeta uma imagem de mártir para convencer a todos de suas supostas boas intenções e total inocência.
Procurando ajuda
A terapeuta já escreveu alguns livros sobre Mães Narcisistas e mantém seu site repleto de informações.
Ela reforça que filhos de narcisistas precisam de ajuda psicológica para que possam desvincular-se do relacionamento abusivo.
(Originalmente postado em https://revistasaudeebemestar.com.br/comportamento/maes-narcisistas-perversas-um-relacionamento-perigoso )
Pais narcisistas geram filhos sem iniciativa - Anota, vai que esquece?
[…] “Minha mãe era capaz de me tratar bem na frente de terceiros e me ignorar completamente minutos depois. Em resumo, não podia contar com apoio emocional, afetivo, psicológico ou financeiro. Ou se ela fazia algo, contava para todo mundo, como um grande feito”. […]